FAQ: FrontPage vs Joomla

Questões diversas ligadas à gestão web. Software útil para webmasters Joomla!

FAQ: FrontPage vs Joomla

Mensagempor horus_68 » 26 abr 2009, 16:01

MS FrontPage

O FrontPage é um sistema para sites estáticos em código Html, baseado na estrutura "Pasta/Página": cada página tem os seus elementos. Uma mudança numa página leva a mudanças em todas as páginas associadas (um link por exemplo) e a nova actualização no servidor para todas as páginas envolvidas.
Em sites com extensões frontpage esse trabalho de actualização era efectuado automaticamente, mas como poucos servidores o permitiam, o frontpage era mais utilizado como editor gráfico e tinha a vantagem de actualizar os links da estrutura interna.
O frontpage permitia ainda em servidores adequados a recolha de informações do utilizador (formulários).

Encargos
É um sistema pago, proprietário da Microsoft (estava integrado no Microsoft Office)
  • Nota: o frontpage já deixou de existir... apesar de ainda se darem aulas sobre ele!!
Requisitos

  • Pode ser executado localmente a partir de uma pasta requerendo apenas um browser
  • Para visualização do site online requer um servidor com espaço igual ao material que se quer colocar. Para ser utilizado com todas as suas funcionalidades requer servidor com as extensões FrontPage instaladas e espaço adicional para estas extensões e suas acções.

Futuro:
Era um bom programa mas já não se deve utilizar pois é tecnologia ultrapassada (e ainda bem pois era pouco amigo dos standards com os seus códigos especiais)


Joomla

O Joomla é um sistema de servidor/aplicação em browser, destinado a criar sites dinâmicos em PHP permitindo a gestão de documentos, ficheiros e textos. Estabelece a interacção do utilizador com uma base de dados onde ficam arquivadas as informações e textos. Os documentos (PDF, imagens) ficam arquivados nas pastas do servidor.
A sua estrutura é baseada em elementos dinâmicos (menus/secções/categorias) e estáticos (artigos), assentes numa base de dados.

  • Os artigos são atribuídos a categorias e estas a secções. Os menus podem apontar directamente para qualquer dos elementos anteriores.
  • Cada elemento é editado de forma independente e não existem quebras de links pois os artigos possuem um link único em toda a estrutura.
Interacção com o utilizador
A interacção com o utilizador é estabelecida por extensões (componentes, plugins e módulos) que permitem por exemplo sistemas de reservas, de downloads, formulários ou directórios de instituições


  • Os componentes recolhem e organizam informações e
  • Os módulos apresentam, ao utilizador, as informações dos componentes.
  • Os plugins efectuam acções específicas de formatação e integração de dados em artigos ou ampliam as funções do código Joomla.
Encontram mais de 4000 extensões aqui: Home - Joomla! Extensions Directory

Público e privado
A gestão do site é efectuada na parte administrativa (Administrator ou Backend), sendo que o utilizador apenas acede à parte pública (frontend)
O Joomla permite níveis e grupos de utilizadores e de editores, embora os níveis de gestão da administração não estejam ainda no seu melhor e só na próxima grande versão (alguns meses) é que irá haver alterações de fundo.


Visualização

  • A visualização desses elementos ao utilizador é efectuada através de um tema que organiza os vários elementos (artigos, extensões, secções, categorias, menus).
  • Os temas organizam toda a informação, permitindo visualizações diferenciadas conforme a secção ou categoria que o utilizador esteja a consultar no site, permitindo assim orientar informações úteis.

Encargos
É um sistema gratuito e OpenSource, produzido pela comunidade Joomla!
Algumas extensões podem ser pagas, mas existem muitas gratuitas e é possível criar as extensões pretendidas para o seu site, desde que possua conhecimentos de programação em PHP.

Requisitos

  • Executado localmente para ensaios em simulador de servidor.
  • O site pode ser exibido em CD para apresentações através de um simulador de servidor transportável.
  • A apresentação online requer um servidor com suporte a PHP e MySql (1 base de dados). Requer ainda espaço para a base de dados, documentos e ficheiros da estrutura do site.
Ver requisitos técnicos: http://forum.joomlapt.com/faq-instalacao/415-joomla-1-5-requisitos-minimos.html

Futuro:
Um sistema em constante evolução e em utilização por instituições e empresas a nível mundial. Uma comunidade alargada de programadores, tradutores e utilizadores garantem a sua fiabilidade.


Quero saber mais!
Para mais informações tens os manuais Joomla, as FAQ deste fórum, onde podem encontrar informações como instalar o Joomla no computador pessoal para efectuarem os ensaios e mais tarde colocar num servidor online:
1ª instalação - Criar site em computador pessoal


Tópicos a consultar:

Já traduziu alguma coisa hoje?! Lista de extensões em tradução em linha
https://sites.google.com/site/transjoomla/joomla-projects/transjoomifex
Avatar do Utilizador
horus_68
Joomla Guru
Joomla Guru
 
Mensagens: 4189
Registado: 11 fev 2006, 16:06
Localização: Rio Tinto

Voltar para FAQ: Diversos & Software

 


  • { RELATED_TOPICS }
    Respostas
    Visualizações
    Última Mensagem

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante