Migração impossivel, e agora?

Migração de sites para Joomla série 3.x

Migração impossivel, e agora?

Mensagempor wiedthauper » 13 nov 2012, 00:58

Olá, fiz um teste em relação ao joomla 3.0, dupliquei meu site em um diretório privado do meu servidor, e nessa copia eu atualizei minha versão 2.5.8 para 3.0 e ao migrar o site quebrou-se por inteiro, site publico ficou totalmente desconfigurado apenas com mensagens de erro, administração também totalmente quebrada com mensagens de erro, todas as mensagens sendo relacionadas a algumas extensões, fui eliminando só registros de tais extensões que acusavam erro pelo banco de dados até que a administração voltou a funcionar precariamente mas o site em site ainda assim ficou totalmente quebrado com o tema sumido e praticamente nenhuma das extensões que uso no 2.5 funcionaram no 3.0, muitas dessas extensões essenciais para manter a característica do meu site e o funcionamento adequado.
Conclusão do teste de migração, estou totalmente preso ao joomla 2.5, caso faça a migração meu site terá que ser mudado 99%, porque isso? A este ponto ja não deveríamos ter compatibilidade entre uma versão e outra do joomla?
Existe alguma maneira de eu deixar meu site como esta na nova versão?
wiedthauper
Amigo Joomla!
Amigo Joomla!

Registado: 05 fev 2011, 02:52

Re: Migração impossivel, e agora?

Mensagempor ze.gaspar » 13 nov 2012, 10:11

Olá, sugiro uma leitura cuidada deste artigo
Chegou Joomla 3.0 em Inglês - Software Joomla - Comunidade Portuguesa Joomla - JoomlaPT

Acredito que a migração será fácil e segura mas tal só acontecerá com o Joomla 3.5.
Até as versões 3.x até à 3.5 são para testes e programação por isso não serve ainda para migrações dos atuais.
Também já instalei para ver o que há de novo mas apenas com os dados que traz e criando mais uns artigos de exemplo e ainda com o template que vem no pacote de instalação

Sendo certo que já vão surgindo muitas extensões para a versão 3.x a verdade é que ainda nada é seguro para sites online
ze.gaspar
Joomla Entusiasta!
Joomla Entusiasta!

Registado: 27 ago 2009, 13:03

Mensagempor wiedthauper » 16 nov 2012, 01:48

Hm, mas então você acha que até a versão 3.5 a equipe do Joomla já tenha cuidado desta parte de fazer as extensões e temas do 2.5 funcionarem perfeitamente (ou ao menos funcionarem) no 3.5?
Pois do jeito que esta hoje não tenho menor condição de mudar de plataforma, pois teria que desinstalar TODAS as extensões de meu site e ainda meu tema para poder deixa-lo online ao menos e isso você sabe que fica inviável, pois um site vai ganhando fama com a aparência e funcionalidades dele, não apenas pelo conteúdo, se perder isso me prejudico em muito.
wiedthauper
Amigo Joomla!
Amigo Joomla!

Mensagempor horus_68 » 16 nov 2012, 09:43

Quando vier o 3.5 vais ter de alterar algumas coisas pois muitas extensões e templates também vão ser alteradas para 3.5
O mesmo aconteceu quando se passou de 1.0 para 1.5 e de 1.5 para 2.5 e assim sucessivamente.

O mundo da tecnologia de aplicações web é assim: tu tens um carro novo todo espetacular e XPTO e és o maior no bairro. As miúdas não te largam para poderem dar um voltinha no carrão.
Com o passar dos anos o carro vai ficando mais velho, perde o brilho e atrai mais as mossas do que as moças.
Entretanto começam a surgir novos carros com novas tecnologias e que passam a estar na moda. E tu já não tens um carro tão interessante para exibir e já ninguém quer andar no teu carro.
Mas ele anda e podes continuar a ir à oficina que ainda se torna um clássico... não vai é atrair a maioria das miúdas.

Entretanto consegues comprar um novo carro e até pensas em levar o carregador de isqueiro do telemóvel que é compatível mas os tapetes já não cabem bem e até estão um pouco velhos para colocar num carro tão reluzente pelo que o melhor é deixá-los para trás!

Mas o conteúdo é migrado... tu vais ser o mesmo a conduzir o novo carro e vais fazer as mesmas asneiras ao acelerar num semáforo amarelo!

Até podias continuar sempre no Joomla 1.0... mas não era a mesma coisa!
Já traduziu alguma coisa hoje?! Lista de extensões em tradução em linha
https://sites.google.com/site/transjoomla/joomla-projects/transjoomifex
horus_68
Joomla Guru
Joomla Guru

Registado: 11 fev 2006, 16:06

Mensagempor kapone_pt » 16 nov 2012, 10:13

Lista de extensões activas no site ?
kapone_pt
Administrador
Administrador

Registado: 03 mai 2006, 20:03

Mensagempor wiedthauper » 16 nov 2012, 15:26

horus_68 Escreveu:Quando vier o 3.5 vais ter de alterar algumas coisas pois muitas extensões e templates também vão ser alteradas para 3.5
O mesmo aconteceu quando se passou de 1.0 para 1.5 e de 1.5 para 2.5 e assim sucessivamente.

O mundo da tecnologia de aplicações web é assim: tu tens um carro novo todo espetacular e XPTO e és o maior no bairro. As miúdas não te largam para poderem dar um voltinha no carrão.
Com o passar dos anos o carro vai ficando mais velho, perde o brilho e atrai mais as mossas do que as moças.
Entretanto começam a surgir novos carros com novas tecnologias e que passam a estar na moda. E tu já não tens um carro tão interessante para exibir e já ninguém quer andar no teu carro.
Mas ele anda e podes continuar a ir à oficina que ainda se torna um clássico... não vai é atrair a maioria das miúdas.

Entretanto consegues comprar um novo carro e até pensas em levar o carregador de isqueiro do telemóvel que é compatível mas os tapetes já não cabem bem e até estão um pouco velhos para colocar num carro tão reluzente pelo que o melhor é deixá-los para trás!

Mas o conteúdo é migrado... tu vais ser o mesmo a conduzir o novo carro e vais fazer as mesmas asneiras ao acelerar num semáforo amarelo!

Até podias continuar sempre no Joomla 1.0... mas não era a mesma coisa!

Lhe entendi, mas acontece que ficando com uma versão mais antiga que para de ser atualizada não é nada seguro, quanto mais no meu caso, sites de downloads costumam sofrer alguns ataques de vez em quando.

kapone_pt Escreveu:Lista de extensões activas no site ?

São varias:

DJ-imageslider
discussions
ferramentas do administrador (admin tools)
slicomments
xmap
extravote
metagenerator
article hits
iceverticalmodule
mod news pro gk4
ace search
Fj - related plus
content ads
Article PXFont Size
ITPFloatingShare2
btlogin
wiedthauper
Amigo Joomla!
Amigo Joomla!

Mensagempor kapone_pt » 16 nov 2012, 15:29

O melhor será fazeres novamente a migração e depois colocares aqui o link para se fazer o debug dos erros 1 a 1.
Provavelmente serão mais erros de JS

Cumprimentos,
kapone_pt
Administrador
Administrador

Registado: 03 mai 2006, 20:03

Mensagempor wiedthauper » 16 nov 2012, 20:50

kapone_pt Escreveu:O melhor será fazeres novamente a migração e depois colocares aqui o link para se fazer o debug dos erros 1 a 1.
Provavelmente serão mais erros de JS

Cumprimentos,

Hm, os erros que apareciam eram de symtax do php, todos nas extensões e temas, o fato é de que eu consigo migrar e deixar o site no ar, eu sei fazer isso, o problema é que as extensões e temas usados não funcionam.
wiedthauper
Amigo Joomla!
Amigo Joomla!

Mensagempor horus_68 » 17 nov 2012, 19:56

wiedthauper Escreveu:o problema é que as extensões e temas usados não funcionam.

óbvio...
Tema: tem de ser um novo e criado para joomla 3 (adaptar alguma só vai dar mais trabalho no futuro)
Extensões: tens de instalar a versão para 3 de cada extensão. Cada uma usa o seu processo para fazer a migração dos seus dados.
Já traduziu alguma coisa hoje?! Lista de extensões em tradução em linha
https://sites.google.com/site/transjoomla/joomla-projects/transjoomifex
horus_68
Joomla Guru
Joomla Guru

Registado: 11 fev 2006, 16:06

Mensagempor IgorPT » 18 nov 2012, 18:41

Eu pelos testes que fiz nas migrações do 2.5 para 3.0, é que nos casos que existem extensões não compatíveis com o Joomla 3.0 dá problemas.
Em sites simples com extensões compatíveis com o 3.0 (ex: AdminTools, AkeebaBackup, Xmap) a migração é muito simples como se tivesse-mos actualizar o joomla. Depois são as adaptações normais no tema, etc...

O ideal é que antes de ser efectuada a migração é aconselhável colocar a língua do site para en-GB e desactivar os plugins de sistema que possam influenciar o back-office.
IgorPT
Joomla Guru
Joomla Guru

Registado: 06 mar 2009, 01:38

Voltar para J3 - Migrar

• { RELATED_TOPICS }
    Respostas
    Visualizações
    Última Mensagem

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante